segunda-feira, 10 de setembro de 2012

"A cura do coração nos abre a Deus e aos outros", diz o Papa

Um festoso grupo de fiéis e peregrinos acolheu Bento XVI no Pátio interno da residência de Castel Gandolfo, neste domingo, 9 de setembro, para rezar com ele a oração mariana do Angelus.
Comentando o Evangelho deste domingo (Mc 7,31-37), o Papa explicou que há uma pequena palavra, muito importante, que no seu sentido profundo resume toda a mensagem e toda a obra de Cristo. O evangelista Marcos a cita na mesma língua em que Jesus a pronunciou, de modo que a sentimos ainda mais viva. Esta palavra é effatà, que significa: “abre-te”.
Jesus estava atravessando a região dita «Decápole», entre o litoral de Tiro e Sidônia e a Galileia. Levaram a ele um homem surdo-mudo, para que o curasse. Jesus o apartou, tocou suas orelhas e a língua e depois, olhando em direção ao céu, com um profundo suspiro, disse: Effatà, que significa justamente: “Abre-te”. E imediatamente aquele homem começou a ouvir e a falar. Graças ao gesto de Jesus, aquele surdo-mudo “se abriu”; antes estava fechado, isolado; a cura foi para ele uma «abertura» aos outros e ao mundo, uma abertura que, partindo dos órgãos do ouvido e da palavra, envolvia toda a sua pessoa e a sua vida.
Bento XVI acrescentou que o fechamento do homem, o seu isolamento, não depende somente dos órgãos do sentido. Há um fechamento interior, que diz respeito ao núcleo profundo da pessoa, aquilo que a Bíblia chama de “coração”. É isso que Jesus abriu, libertou, para nos tornar capazes de viver plenamente a relação com Deus e com os outros.

“Eis porque dizia que esta pequena palavra, “effatà – abre-te”, resume em si toda a missão de Cristo. Ele se fez homem para que o homem, que se tornou interiormente surdo e mudo pelo pecado, se torne capaz de ouvir a voz de Deus, a voz do Amor que fala ao seu coração, e assim aprenda a falar, por sua vez, a linguagem do amor, a comunicar com Deus e com os outros.
Antes de rezar o Angelus, o Papa recordou que Maria, por sua especial relação com o Verbo Encarnado, é plenamente “aberta” ao amor do Senhor, o seu coração está constantemente à escuta da sua Palavra. “Que sua materna intercessão nos permita experimentar todos os dias, na fé, o milagre do effatà, para viver em comunhão com Deus e com os irmãos.”


Deus abençoe o Líbano e o Oriente Médio
“Deus abençoe o Líbano e o Oriente Médio.” Na oração mariana do Angelus deste domingo, em Castel Gandolfo, Bento XVI dedicou amplo espaço à sua iminente viagem ao Líbano (14-16 de setembro) na saudação aos peregrinos presentes.
O Papa recordou o motivo de sua visita, que é assinar a Exortação Apostólica pós-sinodal, fruto da Assembleia especial para o Oriente Médio do Sínodo dos Bispos, realizada em outubro de 2010. A seguir, falou da situação “dramática” vivida pelas populações dessa região, há muito tempo dilacerada pelos incessantes conflitos.
“Compreendo a angústia de muitos médio-orientais diariamente imersos em todo tipo de sofrimento, que aflige tristemente, às vezes mortalmente, sua vida pessoal e familiar. Meu pensamento de preocupação se dirige àqueles que, na busca de um espaço de paz, abandonam sua vida familiar e profissional e experimentam a precariedade dos exilados.”
Mesmo diante da dificuldade em encontrar soluções para os diversos problemas que afetam a região, disse o Pontífice, não se pode resignar com violência e exasperações de tensões.
Para ele, o empenho por um diálogo e pela reconciliação deve ser prioritário para todas as partes envolvidas, e deve ser sustentado pela comunidade internacional, sempre mais consciente da importância para o mundo inteiro de uma paz estável e duradoura em toda a região.
“Minha viagem apostólica ao Líbano, e por extensão ao Oriente Médio em seu conjunto, se coloca sob o signo da paz, fazendo referência às palavras de Cristo: ‘Vos dou minha paz’ (Jo 14,27). Que Deus abençoe o Líbano e o Oriente Médio!.”


Veja na íntegra a mensagem do Papa na oração do Ângelus
Queridos irmãos e irmãs!
No coração do Evangelho de hoje ( Mc 7,31-37), há uma palavra pequena, muito importante. Uma palavra que - em seu mais profundo - resume toda a mensagem e toda a obra de Cristo. Os relatórios evangelista Mark na língua de Jesus, no qual Jesus falou, de forma que nos sentimos mais vivos. Esta palavra é " Efatá ", que significa," abrir-se ". Vamos ver o contexto no qual ele está localizado. Jesus estava atravessando a região conhecida como "Decápole", entre o litoral de Tiro e de Sidon, e da Galiléia, uma área, portanto, não judeu. Trouxeram-lhe um surdo, porque a cura - evidentemente a fama de Jesus havia se espalhado. Jesus tomou-o à parte, tocou seus ouvidos e língua, e então, olhando para o céu, com um profundo suspiro disse: " Efatá ", que significa" ser aberto. " E imediatamente o homem começou a ouvir e falar fluentemente (cf. Mc 7,35). Isso, então, é o significado histórico da palavra literalmente: os agradecimentos surdos e mudos, à intervenção de Jesus, "abriu", antes de ser fechado, isolado, pois ele era muito difícil se comunicar, ea recuperação foi para ele '"abertura" para outros e do mundo, uma abertura que, a partir dos órgãos da audição e da fala, envolvendo toda a sua pessoa e sua vida finalmente foi capaz de se comunicar e relacionar de uma maneira nova.
Mas todos nós sabemos que o fim do homem, seu isolamento, não depende apenas dos órgãos dos sentidos. Há um fechamento interior, que abrange o núcleo mais profundo da pessoa, o que a Bíblia chama de "coração". Isso é o que Jesus veio "aberto" para libertar, para nos permitir viver plenamente a relação com Deus e com os outros. É por isso que eu disse que essa pequena palavra: " Efatá - abrir-se ", resume toda a missão de Cristo. Ele tornou-se homem para que o homem, feito internamente surdo e mudo do pecado, você se torna capaz de ouvir a voz de Deus, a voz do amor falando ao seu coração, e assim que você aprender a falar a língua de seu tempo ' amar, de se comunicar com Deus e com os outros. Por esta razão, a palavra eo gesto de " Efatá "foram incluídos no rito do batismo, como um dos sinais que explicam o significado: o padre tocar a boca e os ouvidos do recém-batizado diz:" Efatá " orando para que em breve poderá ouvir a Palavra de Deus e professar a fé. Pelo Batismo, a pessoa humana começa, por assim dizer, a "respirar" o Espírito Santo, que Jesus tinha chamado o Pai, com que a respiração profunda para curar o surdo-mudo.
Passemos agora em oração a Maria Santíssima, cuja ontem celebramos a Natividade. Por causa de sua relação única com o Verbo Encarnado, Maria é totalmente "aberto" a amar o Senhor, o seu coração está constantemente a escuta da sua Palavra. Sua materna intercessão nos ajude a experimentar todos os dias, na fé, o milagre da " Efatá ", para viver em comunhão com Deus e com os outros.

http://www.portalum.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4739:qa-cura-do-coracao-nos-abre-a-deus-e-aos-outrosq-diz-o-papa&catid=306:vaticano&Itemid=463

Nenhum comentário:

Postar um comentário